Artigos Informativos / SEGURANÇA, EFICÁCIA, RISCOS E BENEFÍCIOS DAS VACINAS

- QUAIS COMPLICAÇÕES AS VACINAS PODEM CAUSAR?

Na maioria dos casos as complicações são consideradas “leves”.

As mais comuns são dor no local da aplicação, cansaço e dor de cabeça.

Outras complicações podem aparecer, como inchaço, coceira, endurecimento no local, náusea, diarreia, dor muscular, tosse, dor nas articulações, coriza, dor de garganta e nariz entupido. Já as mais raras são hematoma, vômito, sono, febre, manchas na pele, espirros, tontura, dor de barriga e diminuição de apetite.

A vacina contém o vírus inativado ou vetor viral, que não possui a capacidade de se replicar e causar a doença. Assim, após a aplicação, o nosso organismo reconhece partes importantes do vírus e produz anticorpos para que, num próximo contato, já tenhamos anticorpos de defesa.

 

- QUEM JÁ TEVE COVID-19 PODE TOMAR A VACINA?

Desde que o início dos sintomas tenha ocorrido há pelo menos 4 semanas.

Se houve diagnóstico de COVID-19 há menos de 4 semanas, você não deverá tomar a vacina nesse período.

Quem foi diagnosticado com COVID-19, porém não teve sintomas, deverá tomar a vacina a partir de 4 semanas do resultado do exame.

Todas as pessoas com HIV, asma, doença autoimune, doenças pulmonares, cirrose, diabetes, pressão alta, doenças do coração, câncer, transplantados e com epilepsia podem tomar a vacina. Na dúvida, converse com seu médico.

 

- POR QUE É IMPORTANTE QUE TODOS TOMEM A VACINA?

Havendo infecção pelo coronavírus, a vacina protege a pessoa contaminada de sintomas mais graves, evitando hospitalizações e mortes.

Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor o risco de doença e a chance de circulação do vírus. Por exemplo, em Israel, onde já foi vacinada grande parte da população, houve diminuição importante no número de internações.

 

- APÓS TOMAR A VACINA EU POSSO TER A DOENÇA?

Nenhuma vacina existente (nem para outros vírus e bactérias) apresenta 100%. As duas vacinas disponíveis no Brasil têm eficácia de 50-70%, ou seja, a chance de pegar a doença ainda existe, mas é bem menor do que sem a vacina de eficácia.

 

- POSSO SUSPENDER OS CUIDADOS CONVENCIONAIS?

Não. É necessário continuar com todas estas medidas por algumas razões:

* As vacinas não têm efeito imediato, ou seja, leva um tempo para que o organismo crie imunidade, que, em geral, ocorre 2 semanas após a segunda dose;

* Ainda não se sabe se as pessoas vacinadas não transmitirão mais o vírus;

* Temos visto o surgimento de variantes e ainda não conhecemos a eficácia das vacinas contra estas cepas.

Portanto, não podemos relaxar com as medidas de segurança e prevenção.

E lembre-se de que algumas pessoas poderão contrair COVID-19 mesmo após vacinadas.

 

- HÁ ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO PARA TOMAR A VACINA?

A vacina somente é contraindicada às pessoas que têm hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos seus componentes, além daquelas que já apresentaram uma reação alérgica intensa confirmada ao tomar uma dose anterior de uma vacina contra a Covid-19.

Se você estiver com febre no dia da aplicação ou na véspera, não poderá tomar a vacina.

Se você estiver gripado deverá ficar em casa, isolado, pois pode estar com COVID-19.

 

FIQUE ATENTO AOS BOLETINS INFORMATIVOS E CHAMADAS PARA A VACINAÇÃO PUBLICADOS NAS REDES SOCIAIS OFICIAIS DA PREFITURA MUNICIPAL DE MANOEL RIBAS.